terça-feira, 22 de dezembro de 2009

"De que são feitas as meninas?"




"De que sãofeitos os meninos? De que são feitos os meninos?!
Rãs, caracóis e rabinhos pequeninos. Disso são feitos os meninos.
De que são feitas as meninas? De que são feitas as meninas?!
Açúcar, perfumes e coisinhas pequeninas. Disso são feitas as meninas."
Este poema integrava meu livro favorito quando criança (Enciclipédia Mundo da Criança) e pretendia distinguir em poucas palavras meninas e meninos. Tolice..Em um mundo de diversidade, era de se esperar que homens e mulheres resultassem de combinações ricas e instigantes, e que uma característica não pudesse pertencer a apenas um gênero. No meu caso, por exemplo, aprecio muitíssimo rãs e caracóis (afinal, tornei-me bióloga!) e adoro perfumes! Os perfumes são, na minha opinião, um dos objetos com maior potencial multisensorial existentes (ajudem-me a pensar em outros). Não é só o olfato que frui....Basta ver a delicadeza destes frascos (imagens que ilustram o post) e a sereia da campanha publicitária idealizada para um dos perfumes mostrados. Não são simples vidros de perfumes, são verdadeiras jóias! As essências, para quem não sabe, são pensadas combinando técnica e sensibilidade. Imagino mesmo que um bom perfumista ao criar uma fragrância imagine um personagem e uma história. Novamente, basta entender o que são as notas presentes em um perfume (veja a seguir uma síntese). Todas as pessoas no mundo deveriam poder usar (se assim desejassem) um bom perfume francês! Que nota de fundo você gostaria de sentir??
Sobre as notas...
A nota de cabeça é o espírito do perfume, o primeiro aroma que a pessoa sente diretamente do frasco. Ingredientes tipicamente encontrados nesse tipo de nota incluem aromas frescos ou cítricos, como lavanda, flor de laranjeira e toranja. É uma nota muito "volátil", que começa a enfraquecer de cinco minutos a meia hora após a evaporação da base alcoólica do perfume e desaparece completamente após duas horas.
As notas de coração representariam literalmente o coração da fragrância!Essas notas formam uma mistura harmoniosa do corpo do perfume e definirão a família de fragrâncias, como floral, cítrico, oriental... As notas de coração se desenvolvem quando as notas de cabeça começam a enfraquecer e vão se misturando gradualmente, normalmente por uma hora ou mais, antes de se renderem às notas de base.
As notas de fundo são a alma de um perfume! Elas criam um rastro muito duradouro que pode permanecer por até 24 horas, e talvez mais, dependendo da concentração do perfume (parfum, eau de parfum, eau de toilette). São geralmente as notas mais quentes e sensuais de uma composição olfativa e contém noralmente Âmbar, Almíscar, Incenso, Sândalo ou Baunilha.

Nenhum comentário: