sexta-feira, 4 de julho de 2008

Educação, delicadeza e barbáries "normais"


A delicadeza tem sido tema frequente em minhas conversas, não por ser comum, algo corriqueiro a ser comentado, mas por ser figurinha rara. Afinal, o que seria uma delicadeza? Alguém dizer "bom dia", "com licença", "desculpe" e "por favor"? Estas não seriam manifestações de educação? Qual seria a fronteira entre um comportamento educado e uma maneira delicada de agir? Em um mundo no qual a selvageria e a bárbarie passaram a ser definidas com "normais" ser educado passa a ser interpretado como ser delicado. Mas é preciso distinguir uma coisa de outra, recolocar estes valores em seus devidos lugares. Talvez comportamentos educados possam ser associados ao que é obrigatório para um convívio civilizado. Se piso no pé de uma pessoa no ônibus, peço desculpas. Se um jovem oferece seu assento a uma pessoa mais velha no ônibus, esta responde "muito obrigada". Mas se este mesmo jovem oferece seu lugar a mim, uma não idosa, ele não só foi educado, mas foi delicado também. Talvez pudéssemos neste blog trabalhar na confecção de listas: lista de comportamentos educados e lista de delicadezas! Vamos trabalhar nisto?

7 comentários:

Renata Sanchez disse...

É verdade. Delicadeza é mais sutil. É um "upgrade" na educação, né?!
Renata

Ana Paula disse...

Renata, quer participar como autora? A idéia é um espaço colaborativo.

Renata Sanchez disse...

Sim, vou participar. Tenho uma amiga, a Ana Claudia, que tem um fotolog e já me falou algumas vezes que eu tenho que fazer um.. Mas sei que eu não daria conta de atualizá-lo... então aceitarei seu convite! Às vezes tenho coisas pra dizer e fotos que gostaria de compartilhar...Esse será o lugar!! Bj, Re.

Regina Gonçalves disse...

Ana, acredito que a delicadeza seja tema frequente em tuas conversas porque ela anda em processo de extinção, no entanto, não está extinta, sabes por quê? Porque ainda existem pessoas como você, aquelas que fazem parte da minoria, enfim .... vamos fazer a nossa parte.

Ana Paula disse...

Renata, você pode deixar seu email aqui para eu colocá-la como autora? Bj, Paula

Renata Sanchez disse...

Ana, segue meu email:
renataragsan@hotmail.com

Bj, Re.

Ana Paula disse...

Já tinha, Renata, sou uma jumenta!