domingo, 6 de julho de 2008

Indelicadezas...

Eu sei que este blog é para falar de delicadezas. Mas é impressionante que buscando na memória exemplos de delicadeza, aparecem com uma frequência muito maior situações de indelicadeza. Inclinação mental, definir algo por seu contrário. O que não é feio, é belo. O que não é rico, é pobre. O que não é indelicado, é delicado. Ou seria melhor dizer, se você não consegue ser delicado, pelo menos não seja indelicado procedendo assim. Uma curiosidade sobre estes pensamentos recorrentes de indelicadeza, é que a maioria destes exemplos acontecem na vida a dois e têm como autor os homens. Como os homens conseguem ficar tão a vontade com a grossura? Eu me nego a aceitar que essa seja uma características masculina, todos são moldados para serem trogloditas, mesmo quando apresentam-se como intelectuais. Na prática, todos nós (e arrisco dizer que você leitor também faz parte desta turma) já presenciamos maridos, namorados, companheiros sendo profundamente indelicados com suas parceiras, em público (visto que presenciamos) ou em espaços privados (quando nos confidenciam chorosas suas mulheres!). A aparência é a fonte mais comum das indelicadezas: as esposas estão fora de peso, são mal vestidas, têm mau gosto, não sabem arrumar os próprios cabelos...Com isso as mulheres ainda podem lidar, mas há ainda as indelicadezas pertencentes ao campo do invisível: vozes irritantes, gargalhadas exageradas, inteligência duvidosa...Se de fato a mulher apresenta um destes problemas ou dificuldades, não haveria uma maneira mais suave de se tocar nestes pontos? Outra pergunta muito útil, será que ser delicado ás vezes não é exatamente enxergar certas coisas mas se calar sobre elas, provisoriamente (dando um tempo para que a realidade mude) ou indefinidamente (afinal algumas coisas não podem ser mudadas...mas elas sempre foram assim, porque estes beócios escolheram estas mulheres então?). Escolher o que falar, como falar e quando falar. Rapazes, não é muito difícil fazer estas três perguntas antes de manifestar uma opinião sobre sua mulher. Tenho certeza (tenho mesmo!) que as mulheres pensam sobre isso com muito mais constância. É menos comum uma mulher disparar uma indelicadeza em público, referindo-se ao emprego de terceira categoria do esposo, da não titulação do conjuge, da falta de traquejo social dele (tantas vezes socorrido pela esposa!), das calças que não fecham mais na cintura, das muitas mancadas domésticas relacionadas a serrar, pregar, colar...Poderia dizer (e provavelmente muitos leitores devem estar pensando nisso) que as mulheres não deveriam poupar seus parceirtos e sempre que sentissem vontade de comentar estes detalhes, mesmo que em público, deveriam comentar. Mas, em um site sobre delicadeza, não esperem que eu apregoe a lógica do "pagar na mesma moeda"! Eu só pediria um pouco de delicadeza nas relações nas quais a delicadeza devia ser o tom absoluto...

PS: Eu tenho saudade de homens que sabiam tão pouco sobre moda, tintas de cabelo, tratamentos de pele...não sabiam diferenciar bege de branco...agora os caras são tão "entendidos" destas coisas...

2 comentários:

Renata Sanchez disse...

É claro, não é regra, mas os homens são mais indelicados. Acredito que tem o machismo na questão. Muitos pensam que ser delicado pode colocar a virilidade em dúvida.
Ana, concordo contigo.Também acho que tem muito homem sabendo de mais dessas coisinhas de beleza. Pra mim, homem corta unha com cortador e só! Nada de tirar cutícula, passar base então... ninguém merece!!!
Renata

Ana Paula disse...

Tem coisa mais desistimulante para uma mulher (pelo menos pra mim!) que homem com unha esmaltada? Ou aqueles que entendem de progressiva tanto quanto a gente? Ou que vai ás compras com as respectivas e fica dando palpite nas roupas como se fosse um modelista renomado? Outro dia li no jornal que a Galisteu viu o Roberto Justus fazendo escova quando eram casados! Já imaginou a cena? Acho que se fosse comigo daria uma bruta gargalhada! Mas também me pergunto, por que algumas mulheres pedem opinião para os homens na hora de comprar roupas "´Mor, o que você acha?"?! O que é isso? É por que ele vai pagar a conta? Outro dia na TV esbarrei com o cantor Leoni, apaixonei. Primeiro porque ele não se comportava como os demais, agindo de maneira artificial na fé que alguém estava observando uma figura tão ilustre! Segundo, porque ele não dava a menor importânica a aparência. Carregava uma mochila jeans que deve ser da época do colégio! A moça da produção perguntou se ele ia maquiar, e ele sorriu dizendo não. Ia trocar d eroupa? Não, ia pro ar daquele jeitinho mesmo, amorrotado do jeito que saiu da ponte área! Delicado e masculino...