sábado, 12 de julho de 2008

Seja delicado com você!


Muitas vezes somos indelicados com a gente mesmo. Temos os nossos limites, seja físico, emocional, moral, financeiro, enfim, mas muita gente esquece disso e exagera. A pessoa quer correr 10Km, mas seu corpo só aguenta 5Km, por que forçar a barra? Você já fez as contas, seu orçamento permite que você compre um fusca, por que comprar uma Ferrari e depois ficar noites em claro pensando na dívida? Vocês brigaram, você está mal com a situação, por que não dar o braço a torcer e buscar o entendimento? São muitas as situações que sem perceber, somos indelicados com a gente mesmo. Isso não vale. O "Movimento Delicado" tem que ser de você e para você também!(Escrito por Renata)

Seja delicado com você, parte II!
Continuo buscando compreender e definir delicadeza, especialmente confrontando-a com a definição de educação. Ao falarmos de "delicadeza voltada pra si mesmo", percebemos que definitivamente delicadeza e educação são de naturezas distintas! Não somos educados com e para nós mesmos, mas podemos ser delicados! Parece que a educação é mesmo um acordo de convivência no qual encontra-se embutido a idéia de agradar/desagradar associada a condição de ficar bem na fita ou ser socialmente punido (mesmo que seja com um olhar de reprovação...). A delicadeza não aparece associada a vantagens, podendo até mesmo trazer prejuízos a quem a pratica (por exemplo, investir seu tempo para ouvir alguém que precisa ser ouvido, como mencionado no post anterior, tempo precioso..). Nesse sentido, a delicadeza para os outros pode ser altruísta! Enquanto a educação sofre a regulação do olhar do outro, a delicadeza é regulada pelo coração! E a delicadeza feita para si mesmo? A delicadeza feita para si mesmo, é a forma mais genuína de bondade! Só podemos ser delicados com nós mesmos quando reconhecemos/admitimos o maltrato e desejamos um pouco de bondade em nossas vidas. Só podemos ser delicados com os outros, quando sabemos ser delicados com a gente mesmo....(Escrito por Ana Paula Bossler)

3 comentários:

Renata Sanchez disse...

Nossa! Desde que eu vi esse blog pela primeira vez também estou buscando a definição/diferença de educação e delicadeza.
Quando postei o Seja Delicado com Você!, não pensei no que você disse'. Você deu uma boa pista. Não sou educada comigo mesma, sou delicada...

Língua Afiada disse...

ai, complexo.

Ana Paula disse...

GG...risos