Blog inspirado no livro da poeta Roseana Murray, Manual da Delicadeza de A a Z e que pretende servir de ancoradouro para registros de manifestações de delicadeza no cotidiano de todos nós. Não são muitos, a vida anda muito áspera. Logo, tentemos enxergar as delicadezas existentes e quem sabe, produzir outras tantas...
sábado, 12 de julho de 2008
Seja delicado com você!
Muitas vezes somos indelicados com a gente mesmo. Temos os nossos limites, seja físico, emocional, moral, financeiro, enfim, mas muita gente esquece disso e exagera. A pessoa quer correr 10Km, mas seu corpo só aguenta 5Km, por que forçar a barra? Você já fez as contas, seu orçamento permite que você compre um fusca, por que comprar uma Ferrari e depois ficar noites em claro pensando na dívida? Vocês brigaram, você está mal com a situação, por que não dar o braço a torcer e buscar o entendimento? São muitas as situações que sem perceber, somos indelicados com a gente mesmo. Isso não vale. O "Movimento Delicado" tem que ser de você e para você também!(Escrito por Renata)
Seja delicado com você, parte II!
Continuo buscando compreender e definir delicadeza, especialmente confrontando-a com a definição de educação. Ao falarmos de "delicadeza voltada pra si mesmo", percebemos que definitivamente delicadeza e educação são de naturezas distintas! Não somos educados com e para nós mesmos, mas podemos ser delicados! Parece que a educação é mesmo um acordo de convivência no qual encontra-se embutido a idéia de agradar/desagradar associada a condição de ficar bem na fita ou ser socialmente punido (mesmo que seja com um olhar de reprovação...). A delicadeza não aparece associada a vantagens, podendo até mesmo trazer prejuízos a quem a pratica (por exemplo, investir seu tempo para ouvir alguém que precisa ser ouvido, como mencionado no post anterior, tempo precioso..). Nesse sentido, a delicadeza para os outros pode ser altruísta! Enquanto a educação sofre a regulação do olhar do outro, a delicadeza é regulada pelo coração! E a delicadeza feita para si mesmo? A delicadeza feita para si mesmo, é a forma mais genuína de bondade! Só podemos ser delicados com nós mesmos quando reconhecemos/admitimos o maltrato e desejamos um pouco de bondade em nossas vidas. Só podemos ser delicados com os outros, quando sabemos ser delicados com a gente mesmo....(Escrito por Ana Paula Bossler)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Nossa! Desde que eu vi esse blog pela primeira vez também estou buscando a definição/diferença de educação e delicadeza.
Quando postei o Seja Delicado com Você!, não pensei no que você disse'. Você deu uma boa pista. Não sou educada comigo mesma, sou delicada...
ai, complexo.
GG...risos
Postar um comentário